segunda-feira, 26 de julho de 2010

domingo, 25 de julho de 2010

Renascimento na Alemanha-Pinturas e Gravuras de Hans Holbein



"O ultimo retrato de Henry"










"retrato de Enrique VIII"








Pinturas de Hans Holbein- O Jovem

" O vendedor ambulante "


" O Cristo Sepultado "









"O Cristo Morto "

Renascimento na Alemanha




Hans Holbein - Pintura

Hans Holbein é o nome de dois pintores alemães (pai e filho) do Renascimento, nos séculos XV e XVI:
• Hans Holbein, o Velho (1460-1524)
• Hans Holbein, o Jovem (1497-1543) filho de Hans Holbein, o Velho, pintou vários quadros na Corte de Henrique VIII, da Inglaterra.

a) Hans Holbein, o Velho
Hans Holbein (Augsburgo, 1460 — Issenheim, 1524) foi um pintor alemão.
• Nasceu na Baviera e morreu na Alsácia. Ele e o irmão, Sigsmund, pintaram obras religiosas no fim do período gótico. Hans Holbein, O velho foi um pioneiro e líder na transformação da arte alemã do Gótico para o Renascimento.
• Foi também criador de xilogravuras e ilustrador de livros, além de projetista de vitrais.
• Seus filhos Hans HoHans Holbein, o Jovem, e Ambrosius Holbein aprenderam com ele.

b) Hans Holbein, o Jovem
Hans Holbein, o Jovem (em alemão: Hans Holbein der Jüngere) (Augsburgo, 1497 ou 1498 — Londres, 29 de novembro de 1543) foi um pintor alemão, um dos mestres do retrato no Renascimento e desenhista de xilogravuras, vidrarias e peças de joalheria.

Vida e obra
Nasceu em Augsburgo e desde muito pequeno estudou pintura com seu pai Hans Holbein, o Velho, reconhecido artista dentro da tradição flamenca, notável por seu retratos. Até 1515 Holbein, o Jovem se instalou em Basiléia, Suíça, onde trabalhou como ilustrador de livros, realizando xilogravuras para as portadas de várias obras e uma série de esboços a tinta para O elogio da loucura de Erasmo de Rotterdam.
Em 1518, durante uma viagem à Itália, descubriu as obras dos pintores do Renascimento italiano Andrea Mantegna e Leonardo da Vinci. O impacto destes e outros artistas sobre a obra de Holbein pode observar-se no modelado e na composição renascentistas de um de seus primeiros retratos, Erasmo de Rotterdam (1523, Museu do Louvre), em seu famoso Cristo morto, na paixão (ambos no Kunstmuseum de Basiléia) e no retábulo A Virgem do burgomestre Meyer (Palácio Ducal de Darmstadt, Alemanha), todos eles realizados entre 1519 e 1526. En ditas obras se aprecia uma soltura no desenho e uma riqueza cromática características das obras dos mestres do norte da Itália. Nas suas obras religiosas, Holbein uniu esta riqueza de detalhes e cores com a dignidade e a severidade na caracterização próprias de temas religiosos.

Entre 1523 e 1526 aumentou sua reputação como ilustrador graças a uma série de 51 desenhos sobre o tema alegórico medieval da dança macabra e uma série de gravuras para a tradução alemã da Bíblia de Martinho Lutero. A austeridade da Reforma na Suíça o levou a Londres em 1526 para executar uma série de retratos, entre eles de Thomas Morus.

Em 1532 voltou para a Inglaterra, onde começou sua carreira com pintor de retratos. O retrato do estadista Thomas Cromwell o fez famosos e em 1536 foi designado pintor da corte por Henrique VIII. Outros retratos famosos foram os das esposas de Henrique VIII, entre elas Joana Seymour e de seu filho Eduardo VI de Inglaterra. Morreu em Londres em 1543 durante uma epidemia de peste.

A pintura do Cristo Morto exerceu forte influcência sobre Fiódor Dostoyevski, tanto que o inspirou a escrever seu romance O Idiota.

sábado, 24 de julho de 2010

Renascimento na Alemanha- Albrecht Durer


IMAGENS DAS PRINCIPAIS OBRAS DE "DURER"- ALEMANHA


" Adoração da Santissima Trindade "
"O Nascimento de Cristo"






























"Adão e Eva " " Melencolia I" "Adoração da Virgem "



Albrecht Dürer
(1471 - 1528)
Biografia :

Albrecht Dürer viveu entre 1471 e 1528 e foi a figura central da renascença alemã. Estudou com o seu pai, um ourives húngaro que emigrou para a Alemanha, e em 1486 começou a pintar. Tornou-se aprendiz do pintor Michael Wolgumut com quem iniciou os seus trabalhos de gravura em madeira e cobre. Dürer inspirou-se nos trabalhos dos pintores dos dois maiores centros artísticos europeus (Itália e Holanda), mas sendo muito mais inovador. A partir de 1940 Dürer viajou bastante para estudar, passando nomeadamente por Itália e Antuérpia.

As suas jornadas permitiram-lhe fundir as tradições góticas do Norte com a utilização da perspectiva dos italianos. Começa aqui o seu interesse pela matemática afirmando que "a nova arte deverá basear-se na ciência - em particular na matemática, como a mais exacta, lógica e impressionantemente construtiva das ciências". Dürer foi um típico artista do renascimento. A sua nacionalidade alemâ e as suas longas estadias em Itália são um sinal de que o Renascimento não se confinou a Itália e que os artistas italianos exerciam uma enorme influência sobre o resto da comunidade artística europeia, dada a admiração que provocavam as suas obras de arte e também a sua formação clássica e matemática.

O grande artista alemão do Renascimento setentrional é Albrecht Dürer (1471-1528). Dürer foi tão importante fora quanto dentro da Alemanha


Principais Obras:
A partir de certa altura, a arte de Dürer, mostra a influência de teorias matemáticas, tais como a da proporção. Relativamente à gravura «Adão e Eva», Dürer descreveu as intrincadas construções de régua e compasso que ele fez para construir as figuras. O artista, expressou as suas teorias da proporção no livro "The Four Books on Human Proportions", publicado em 1528. Mas não foi só a teoria da proporção que influenciou o seus trabalhos artísticos, também a sua mestria em perspectiva conquistada através do estudo da geometria foi de grande importância.
Em 1508, começa a coleccionar material para um dos maiores trabalhos na matemática e na sua aplicação à arte e, posteriormente, em 1514, realiza uma das mais famosas gravuras: «Melencolia».
Interessante do ponto de vista matemático é o poliedro existente na imagem. As faces do poliedro aparentam consistir em dois triângulos equiláteros e seis pentágonos regulares. Também muito interessante é o quadrado mágico que Dürer introduziu no canto superior direito, o primeiro visto na Europa.
Um quadrado mágico é um arranjo de números inteiros, em linhas e colunas, de tal maneira que os números em cada linha, em cada coluna e em diagonal têm sempre igual soma, a chamada soma mágica.
Durante a sua vida, combinou os seus conhecimentos matemáticos de geometria com o seu talento artístico para criar muitos métodos e formas artísticas. Desenhador, pintor e gravador alemão, Dürer sistematizou a construção de letras romanas, recorrendo a construções geométricas e inventou alguns aparelhos para resolver o problema das dimensões e proporções dos temas que desenhava.

Pintura de Rembrandt-Holanda



Famoso pintor holandês Rembrandt em seu quadro da Crucificação consegue inicialmente atrair a sua atenção para a cruz e para Jesus. Logo os seus olhos serão atraídos para a multidão reunida ao redor da cruz. O que mais se destaca são os rostos daqueles responsáveis pela crucificação do Filho de Deus. Finalmente os seus olhos perceberão na margem da pintura um outro personagem escondido na penumbra. A história nos informa que ali está um auto-retrato de Rembrandt! Ele reconhecia assim que os seus pecados também ajudaram a pregar Jesus naquela cruz
.

Renascimento na Holanda- Rembrandt

Obras Principais de Rembrandt:

"As três cruzes" (1653)



" Ronda Noturna " (1640)











" A Lição de Anatonia do Sr. Tulp "(1632)



"Autoretrato"
Biografia:
Rembrandt Harmenszoon Van Rijn foi um importante pintor e gravador holandês. É considerado um dos mais importantes pintores do barroco europeu. Nasceu em 15 de julho de 1606 na cidade de Leiden e faleceu em Amsterdam em 4 de outubro de 1669.

Filho de uma família simples e com muitos irmãos Rembrandt estudou latim quando era criança. Nesta época, já demonstrava grande interesse pela pintura. Jovem, foi matriculado na Universidade de sua cidade natal (Leiden).

Foi aprendiz do pintor holandês Jacob van Swanenburgh e, pouco depois, abriu seu próprio estúdio de arte em sua cidade.

Em 1629, seu talento foi descoberto e conseguiu várias encomendas de pinturas para a corte de Hague.

Nas décadas de 1630 e 1640 seu nome ficou muito conhecido no cenário artístico holandês e europeu. Grande parte de suas obras famosas foi realizada neste período.

Estilo artístico de Rembrandt:

- Na primeira fase de sua vida artística (1625 – 1630), Rembrandt abordou temas religiosos e alegóricos. Nesta fase, o detalhismo fez muito presente em suas pinturas.
- Na primeira metade da década de 1630, Rembrandt abordou temas mitológicos, cenas da Bíblia e paisagens naturais. Suas obras neste período são marcadas pelo formato ampliado e contrate alto;
- Na década de 1640, o pintor passou a dar um tom mais sombrio às suas pinturas. O formato reduziu de tamanho.
- Na década de 1650, Rembrandt foi para um estilho mais detalhado e fino. Com cores fortes, retratou personagens bíblicos de forma individual.
- Nos últimos anos de sua vida, Rembrandt pintou autorretratos.

Principais obras de Rembrandt:
- Jeremias prevê a destruição de Jerusalém - 1630
- A Lição de Anatomia do Dr. Tulp - 1632
- A descida da cruz - 1633
- Ronda Noturna - 1642
- Aristóteles com o busto de Homero - 1650
- As Três Cruzes -1653
- O banho de Betsabé - 1654
- Autorretrato com pintura e pincéis - 1660

Renascimento na Holanda- Pinturas

"Anunciação"







"Adoração do Cordeiro Místico"


A Adoração do Cordeiro Místico é um dos mais famosos trabalhos de Jan Van Eyck e está exposta na catedral de Saint Bavo. A obra é uma representação da cidade de Gand. Diz-se ter sido iniciado pelo irmão Hubert Van Eyck, dos quais pouco se sabe, e foi concluída por Jan em 1432.

Esta obra, ao total, é constituída por 20 quadros. Um painel central com dois painéis laterais que podem encontrar-se unidos por dobradiças, mostrando-se cada um destes painéis compostos por quatro painéis separados, e os painéis laterais podem encontrar-se pintadas de ambos os lados.

No meio das imagens inferiores, situado no painel central é a imagem onde está a ter lugar o sacrifício do Cordeiro. De volta do local onde se encontra o Cordeiro estão presentes mais anjos. No primeiro plano são duas procissões. Uma delas é composta por profetas e membros do Antigo e do Novo Testamento..


O pintor flamengo Jan van Eyck foi o criador da pintura renascentista em Flandres e na Holanda. Van Eyck combina, com talento e habilidade, um estilo que é o contraponto da arte que Masaccio realizava, nesta mesma época, na Itália. Sua obra Retábulo de Gent, concluída em 1432, é uma das mais extraordinárias do Renascimento. Apesar da ousadia de van Eyck, as inovações no uso da luz surgem com outro pintor, Robert Campin, conhecido como o Mestre de Flémalle. Destacam-se também Rogier van der Weyden, Dirk Bouts, Hugo van der Goes, Hans Memling e Jerônimo Bosch

Biografia:

Jan Van Eyck ( 1390 — 1441) foi um pintor flamengo do século XV, irmão de Hubert van Eyck e pupilo de Robert Campin. Foi também o fundador de um estilo pictórico do estilo gótico tardio, influenciando em muito o Renascimento nórdico. Como tal, é visto como o mais célebre dos primitivos flamengos.
Teve como bases para a sua carreira artística o escultor Klaus Sluter e Broedeldam, duas distintas personagens da arte flamenga.
Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade, ou seja, a perspectiva.
Van Eyck, porém, não recorria com tanta frequência à perspectiva, pintando, desta feita, a madeira em que concebia os seus quadros de branco, o que concedia à pintura um excepcional brilho e um ligeiro efeito de profundidade. A ressequida madeira era também polida. Tal diz-nos que o artista era muito inovador e até um pouco atrevido.
É concedida, muitas vezes, a van Eyck a criação da pintura a óleo. Todavia, esta já era relativamente conhecida e utilizada na Flandres do século XIV. Realmente, o que o artista criou foi a tinta a óleo com secagem rápida (hoje em dia esta é, obviamente, mais rápida).
Foi, em 1425, nomeado pelo Duque de Borgonha, pintor da corte da Flandres, cargo que conservou até à sua morte.




Renascimento na Holanda-Principais Artistas e Obras

OBRAS DE ERASMO DE ROTTERDAM : " LIVROS"












ERASMO DE ROTTERDAM
Biografia

Erasmo-(1467-1536) ficou conhecido como Erasmo de Rotterdam, mas seu nome era Desidério Erasmo e ele foi um pregador do evangelismo filosófico. Nasceu na cidade de Rotterdam, na Holanda. Em 1488 ingressou na ordem dos agostinianos e virou padre, depois aceitou o cargo de secretário do bispo de Combai, na França. Em Paris estuda teologia. Escreve Colóquios e Antibárbaros, que é considerada uma obra escolástica, crítica da exaltação dos valores da Antiguidade clássica. Viaja pela primeira vez para a Inglaterra em 1499, onde toma contato com o movimento humanista e conhece aquele que seria seu grande amigo, Thomas More. Traduz o Novo Testamento. Mantém vasta correspondência. Denuncia a vida na igreja como distante da fé. Fala que os cristãos devem seguir os ensinamentos simples de Cristo, sendo que a estrutura da igreja e da vida monástica haviam se tornado distantes do amor de Deus, de Sua benevolência e da prática evangélica que Erasmo defende na Filosofia Christi.

Principais Obras :


Erasmo de Rotterdam escreve um livro, Elogio da Loucura,(dedicado a Thomas More) onde apresenta a loucura como uma deusa que conduz as ações humanas. Identifica a loucura em costumes e atos como o casamento e a guerra. Diz que é ela que forma as cidades, mantém os governos, a religião e a justiça. Ele critica muitas atividades humanas, identificando nelas mediocridade e hipocrisia. Vejamos o que ele diz sobre:

a)a Loucura- a Loucura fala em primeira pessoa no livro, defendendo sua imagem e ponto de vista.
b)as crianças- a alegria da infância a torna a idade mais agradável, porque a natureza dá às crianças um ar de loucura.
c)o casamento- se as mulheres pensassem sobre o assunto veriam que não é vantajoso. Dores no parto, filhos, dever conjugal. Só a loucura para fazerem agir dessa maneira, assim a Loucura é a origem da vida. A única preocupação das mulheres é se tornar mais agradável para os homens. É essa a razão de tantos perfumes, banhos e enfeites. Só a loucura constitui o ascendente das mulheres sobre os homens.
d)os filósofos – gabam-se de serem os únicos sábios, mas se tirar-mos o véu de orgulho e presunção veremos que não passam de ridículos loucos. A natureza parece zombar de suas conjeturas, e é risível sua teoria de infinidade dos mundos. Falam de astronomia como se conhecessem os astros palmo a palmo. Na verdade, eles não tem nenhuma idéia segura.


Mas a crítica maior de Erasmo é para a Igreja. Ele era cristão, mas foi contra a hierarquia dessa instituição (Igreja), que declara guerras, faz cerimônias e rituais em demasia, e discutem eternamente o mistério divino, sendo que o mandamento de Cristo é apenas a prática da caridade. Defende um retorno à simplicidade do início da Igreja. Lutero estava juntando adeptos em suas pregações e convidou Erasmo, mas este permaneceu na Igreja católica, apontando defeitos.
Para Erasmo, milagres e superstições como o inferno, duendes e fantasmas são coisas de ignorantes. Ele tem opiniões também sobre política. No livro "A Instituição do Príncipe Cristão" fala da teoria da soberania, o poder do príncipe é legitimado pela dedicação ao bem comum e pela aceitação dos cidadãos. É a favor da eleição do chefe, contrário ao monarquismo hereditário. O objetivo de Erasmo é regenerar a Europa, pondo o ideal evangélico contra as guerras. Para se chegar à paz, tem que se desarmar os países, tirar dos príncipes o direito de declarar guerra e mobilizar a força nacional em favor da paz.


Frases dos Livros de Erasmo:

- “ Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberás que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa” ;
- “ A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos.” ;
- “O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.” ;
- “É muito mais honesto estar nu do que usar roupas transparentes.” ;
- “Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos.";
- “Não há prazer em possuir algo sem companhia.”

O que foi o Renascimento?



"Davi", de Michelangelo


O Renascimento foi uma nova visão de mundo estimulada pela burguesia em ascensão. Suas principais características eram o racionalismo (em oposição à fé), o antropocentrismo (em oposição ao teocentrismo) e o individualismo (em oposição ao coletivismo cristão).

O Renascimento e o Humanismo nasceram na Itália, em função da riqueza das cidades italianas, da presença de sábios bizantinos, da herança clássica da Antiga Roma e da difusão do mecenato. A invenção da Imprensa contribuiu muito para a divulgação de novas idéias.

O Humanismo foi um movimento intelectual que pregava a pesquisa, a crítica e a observação, em oposição ao princípio da autoridade.

O Humanismo combateu a ordem e a hierarquia do mundo medieval, no qual, o papel do homem era sempre determinado pelo nascimento e pela Igreja. Sua perspectiva antropocêntrica trouxe o interesse pela investigação da natureza e o culto à razão e à beleza característicos da cultura greco-romana, criando ás bases dá Renascimento artístico e científico dos séculos XV e XVI.

Principais figuras do Renascimento na Holanda e Alemanha:
Holanda - Erasmo de Rotterdam (escritor e filosofo), Rembrandt.(pintura), Jan Van Eyck (pintura) e Pieter Bruegel.
Alemanha - Albrecht Dürer, Hans Holbein (pai e filho), Lucas Cranach e Matthias Grünewald.

Com Dürer e outros pequenos mestres, a gravura ocidental alcançou novos patamares.