sábado, 24 de julho de 2010

Renascimento na Alemanha- Albrecht Durer


IMAGENS DAS PRINCIPAIS OBRAS DE "DURER"- ALEMANHA


" Adoração da Santissima Trindade "
"O Nascimento de Cristo"






























"Adão e Eva " " Melencolia I" "Adoração da Virgem "



Albrecht Dürer
(1471 - 1528)
Biografia :

Albrecht Dürer viveu entre 1471 e 1528 e foi a figura central da renascença alemã. Estudou com o seu pai, um ourives húngaro que emigrou para a Alemanha, e em 1486 começou a pintar. Tornou-se aprendiz do pintor Michael Wolgumut com quem iniciou os seus trabalhos de gravura em madeira e cobre. Dürer inspirou-se nos trabalhos dos pintores dos dois maiores centros artísticos europeus (Itália e Holanda), mas sendo muito mais inovador. A partir de 1940 Dürer viajou bastante para estudar, passando nomeadamente por Itália e Antuérpia.

As suas jornadas permitiram-lhe fundir as tradições góticas do Norte com a utilização da perspectiva dos italianos. Começa aqui o seu interesse pela matemática afirmando que "a nova arte deverá basear-se na ciência - em particular na matemática, como a mais exacta, lógica e impressionantemente construtiva das ciências". Dürer foi um típico artista do renascimento. A sua nacionalidade alemâ e as suas longas estadias em Itália são um sinal de que o Renascimento não se confinou a Itália e que os artistas italianos exerciam uma enorme influência sobre o resto da comunidade artística europeia, dada a admiração que provocavam as suas obras de arte e também a sua formação clássica e matemática.

O grande artista alemão do Renascimento setentrional é Albrecht Dürer (1471-1528). Dürer foi tão importante fora quanto dentro da Alemanha


Principais Obras:
A partir de certa altura, a arte de Dürer, mostra a influência de teorias matemáticas, tais como a da proporção. Relativamente à gravura «Adão e Eva», Dürer descreveu as intrincadas construções de régua e compasso que ele fez para construir as figuras. O artista, expressou as suas teorias da proporção no livro "The Four Books on Human Proportions", publicado em 1528. Mas não foi só a teoria da proporção que influenciou o seus trabalhos artísticos, também a sua mestria em perspectiva conquistada através do estudo da geometria foi de grande importância.
Em 1508, começa a coleccionar material para um dos maiores trabalhos na matemática e na sua aplicação à arte e, posteriormente, em 1514, realiza uma das mais famosas gravuras: «Melencolia».
Interessante do ponto de vista matemático é o poliedro existente na imagem. As faces do poliedro aparentam consistir em dois triângulos equiláteros e seis pentágonos regulares. Também muito interessante é o quadrado mágico que Dürer introduziu no canto superior direito, o primeiro visto na Europa.
Um quadrado mágico é um arranjo de números inteiros, em linhas e colunas, de tal maneira que os números em cada linha, em cada coluna e em diagonal têm sempre igual soma, a chamada soma mágica.
Durante a sua vida, combinou os seus conhecimentos matemáticos de geometria com o seu talento artístico para criar muitos métodos e formas artísticas. Desenhador, pintor e gravador alemão, Dürer sistematizou a construção de letras romanas, recorrendo a construções geométricas e inventou alguns aparelhos para resolver o problema das dimensões e proporções dos temas que desenhava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário