domingo, 25 de julho de 2010

Renascimento na Alemanha




Hans Holbein - Pintura

Hans Holbein é o nome de dois pintores alemães (pai e filho) do Renascimento, nos séculos XV e XVI:
• Hans Holbein, o Velho (1460-1524)
• Hans Holbein, o Jovem (1497-1543) filho de Hans Holbein, o Velho, pintou vários quadros na Corte de Henrique VIII, da Inglaterra.

a) Hans Holbein, o Velho
Hans Holbein (Augsburgo, 1460 — Issenheim, 1524) foi um pintor alemão.
• Nasceu na Baviera e morreu na Alsácia. Ele e o irmão, Sigsmund, pintaram obras religiosas no fim do período gótico. Hans Holbein, O velho foi um pioneiro e líder na transformação da arte alemã do Gótico para o Renascimento.
• Foi também criador de xilogravuras e ilustrador de livros, além de projetista de vitrais.
• Seus filhos Hans HoHans Holbein, o Jovem, e Ambrosius Holbein aprenderam com ele.

b) Hans Holbein, o Jovem
Hans Holbein, o Jovem (em alemão: Hans Holbein der Jüngere) (Augsburgo, 1497 ou 1498 — Londres, 29 de novembro de 1543) foi um pintor alemão, um dos mestres do retrato no Renascimento e desenhista de xilogravuras, vidrarias e peças de joalheria.

Vida e obra
Nasceu em Augsburgo e desde muito pequeno estudou pintura com seu pai Hans Holbein, o Velho, reconhecido artista dentro da tradição flamenca, notável por seu retratos. Até 1515 Holbein, o Jovem se instalou em Basiléia, Suíça, onde trabalhou como ilustrador de livros, realizando xilogravuras para as portadas de várias obras e uma série de esboços a tinta para O elogio da loucura de Erasmo de Rotterdam.
Em 1518, durante uma viagem à Itália, descubriu as obras dos pintores do Renascimento italiano Andrea Mantegna e Leonardo da Vinci. O impacto destes e outros artistas sobre a obra de Holbein pode observar-se no modelado e na composição renascentistas de um de seus primeiros retratos, Erasmo de Rotterdam (1523, Museu do Louvre), em seu famoso Cristo morto, na paixão (ambos no Kunstmuseum de Basiléia) e no retábulo A Virgem do burgomestre Meyer (Palácio Ducal de Darmstadt, Alemanha), todos eles realizados entre 1519 e 1526. En ditas obras se aprecia uma soltura no desenho e uma riqueza cromática características das obras dos mestres do norte da Itália. Nas suas obras religiosas, Holbein uniu esta riqueza de detalhes e cores com a dignidade e a severidade na caracterização próprias de temas religiosos.

Entre 1523 e 1526 aumentou sua reputação como ilustrador graças a uma série de 51 desenhos sobre o tema alegórico medieval da dança macabra e uma série de gravuras para a tradução alemã da Bíblia de Martinho Lutero. A austeridade da Reforma na Suíça o levou a Londres em 1526 para executar uma série de retratos, entre eles de Thomas Morus.

Em 1532 voltou para a Inglaterra, onde começou sua carreira com pintor de retratos. O retrato do estadista Thomas Cromwell o fez famosos e em 1536 foi designado pintor da corte por Henrique VIII. Outros retratos famosos foram os das esposas de Henrique VIII, entre elas Joana Seymour e de seu filho Eduardo VI de Inglaterra. Morreu em Londres em 1543 durante uma epidemia de peste.

A pintura do Cristo Morto exerceu forte influcência sobre Fiódor Dostoyevski, tanto que o inspirou a escrever seu romance O Idiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário