sábado, 24 de julho de 2010

O que foi o Renascimento?



"Davi", de Michelangelo


O Renascimento foi uma nova visão de mundo estimulada pela burguesia em ascensão. Suas principais características eram o racionalismo (em oposição à fé), o antropocentrismo (em oposição ao teocentrismo) e o individualismo (em oposição ao coletivismo cristão).

O Renascimento e o Humanismo nasceram na Itália, em função da riqueza das cidades italianas, da presença de sábios bizantinos, da herança clássica da Antiga Roma e da difusão do mecenato. A invenção da Imprensa contribuiu muito para a divulgação de novas idéias.

O Humanismo foi um movimento intelectual que pregava a pesquisa, a crítica e a observação, em oposição ao princípio da autoridade.

O Humanismo combateu a ordem e a hierarquia do mundo medieval, no qual, o papel do homem era sempre determinado pelo nascimento e pela Igreja. Sua perspectiva antropocêntrica trouxe o interesse pela investigação da natureza e o culto à razão e à beleza característicos da cultura greco-romana, criando ás bases dá Renascimento artístico e científico dos séculos XV e XVI.

Principais figuras do Renascimento na Holanda e Alemanha:
Holanda - Erasmo de Rotterdam (escritor e filosofo), Rembrandt.(pintura), Jan Van Eyck (pintura) e Pieter Bruegel.
Alemanha - Albrecht Dürer, Hans Holbein (pai e filho), Lucas Cranach e Matthias Grünewald.

Com Dürer e outros pequenos mestres, a gravura ocidental alcançou novos patamares.

Um comentário:

  1. Vitor
    O blog que voce fez está muito bem feito. Caprichado, cheio de detalhes sobre os autores, as obras. Tudo aquilo que caracterizou o renascimento na Holanda está no material que voce postou.
    Parabéns. Agora é só aproveitar que o blog existe e usar em outras disciplinas.
    Beijos

    ResponderExcluir